Resenha: Charlotte Street

43679ac8524c11e3adc2123587d614a2_8Desde que teve a bienal aqui em Salvador trouxe alguns livros de lá e recheei a minha estante. E uma  das minhas escolhas foi o livro de Danny wallace – Charlotte Street. Quando vi a capa me apaixonei assim que vi (Londres é meu sonho) e depois que li a sinopse me encantei ainda mais. Um livro que já fiz uma grande pesquisa sobre ele e a maioria das resenhas que vi sobre ele eram negativas, mas eu gostei bastante do livro.

” Tudo começa com uma garota… (porque sim, sempre há uma garota…) Jason Priestley acabou de vê-la. Eles partilharam de um momento incrível e rápido de profunda possibilidade, em algum lugar da Charlotte Street. E então, em um piscar de olhos, ela partiu deixando-o, acidentalmente, segurando sua câmera descartável, com o filme de fotos completo… E agora Jason — ex-prodessor, ex-namorado, escritor e herói relutante — se depara com um dilema. Deveria tentar seguir A Garota? E se ela for A garota? Mas aquilo significaria utilizar suas únicas pistas, que estão ainda intocáveis em seu poder… É engraçado como as coisas algumas situações se desenrolam.”

Jason Priestley passa por momentos ruins na sua vida. Depois de terminar um relacionamento com seu grande amor, Sarah, ele se vê perdido. Ex-professor que agora trabalha com críticas em um jornal gratuito chamado London Now, sendo empregado e ajudado por sua amiga de faculdade Zoe que está mais envolvido na sua vida do que esperamos. Vivendo com o amigo Dev, em um apartamento pequeno em cima de uma loja de antiguidades do mundo dos video games (do Dev), e ao lado do que todos acham ser um bordel, mas não é. Jason tenta encontrar o seu caminho e abraçar “o momento”. Aquele momento em que sua vida muda para sempre e você pode se considerar alguém, alguém que será lembrado por algo realmente importante, heroico ou não. Jason se depara com uma garota cheia de sacolas, tentando entrar em um táxi, em Charlotte Street, ele fica encantado. Mas tudo o que ele consegue deste breve encontro é um câmera descartável que a estranha “esqueceu” , a deixando cair de sua bolsa. A partir dai ele vê que esse era o momento que ele deveria agarrar. Nos deparamos com diversos acontecimentos da vida de Jason e também sua busca, com a ajuda e encorajamento de seu amigo Devpara achar A Garota. Antes de começar a ler pensei que a história giraria apenas em torno de Jase (apelido de Jason) e da Garota, mas achei interessante pois o livro mostra o amadurecimento e crescimento do personagem, a garota aparece como tema central, mas a vida de Jason está em foco a maior parte do tempo e gostei disso. Enquanto lia ri e me irritei bastante com algumas atitudes do Jase, da Ana (amiga da Sarah) e da própria Sarah, mas depois fui me apegando aos personagens e vi felicidade no Jason quando ele realmente aceitou a separação com sua ex chegando a ir ao casamento dela e dando um discurso na festa.

“Danny Wllace, com sua narrativa irreverente e inteligente, nos apresenta não uma história de amor romântico, mas uma história sobre o amor próprio. Pelo menos foi a esta conclusão que cheguei!” – blog mundo dos livros

Concordo, pois não é apenas uma história de romance comum, sobre amar o outro é se amar além de tudo, amizade, sonhos, esperança, coragem, perdão. Tudo o que vemos é o cotidiano da vida londrina e de um homem lutando para ser feliz e se achar, como tantos outros. As situações pelas quais os personagens centrais passam são em muitos momentos hilários, em outros um tanto tristes, mas tudo compondo um livro muito interessante. Depois que terminei de ler tirei diversas lições, este é um livro que vale a pena ler, se divertir e refletir, pois a mensagem que o livro passa é muito construtiva. Então me contem já leram  esse livro? E o que acharam dele?

Anúncios

2 comentários sobre “Resenha: Charlotte Street

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s