Resenha: Para todos os garotos que já amei

Meu Deus do céu a quanto tempo eu não resenho um livro pra vocês? Sei que a muito tempo. Confesso que a falta de tempo e as vezes a preguiça me atrapalharam, porque eu já li muitos livros desde a última resenha, mas não falei deles. Talvez eu volte atrás e escolha os melhores que li pra contar a vocês. Mas hoje pela manhã acordei querendo falar desse livrinho que tanto demorei a comprar, mas que passei muito tempo o desejando.

IMG_3632Sinopse:”Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.”

Desde que eu li a sinopse eu me apaixonei pela história e me identifiquei com a personagem, porque eu sempre amei escrever cartas ainda mais pra pessoas que eu amo. Ao ler o livro percebi as reais diferenças entre mim e Lara Jean, mas de qualquer forma achei a história bem divertida e gostosa de ler. Eu achei que faltou algo a mais de inicio, mas de fato percebi que a história se encaixa muito bem no enredo colegial e é muito gostoso ler e se sentir de novo no ensino médio.

“Não são cartas de amor no sentido mais estrito da palavra. Minhas cartas são de quando não quero mais estar apaixonada. São cartas de despedida. Porque, depois que escrevo, aquele amor ardente para de me consumir. Posso tomar o café da manhã sem me preocupar se ele também gosta de banana com cereal; posso cantar músicas românticas sem estar cantando para ele. Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam.”

A vida de Lara se vê de ponta a cabeça quando ela descobre que a irmã mais velha que sempre cuidou dela e da irmã mais nova vai estudar longe de casa e vai ter que se mudar, e quando ela descobre que misteriosamente as cartas que ela escreveu para todos os garotos que já passaram na vida dela sumiram junto com a caixa que estavam guardas e foram entregues a cada um deles. A situação mais embaraçosa da história é que sua irmã mais velha Margot (e que vai embora) namora o vizinho Josh, porque Lara Jean sempre foi apaixonada e um dia escreveu um carta pra ele também, e ela foi entregue a ele e sem saber o que fazer ela vai atras dela para descobrir o que ela sente por ele. Quando Margot decide mesmo ir embora termina o namoro com Josh, o que significa que o caminho ficará livre pra Lara Jean? Ela se pergunta isso também.

Acho que uma das coisas mais legais são os questionamentos que vemos a personagem principal se fazer. Enxergamos as besteiras feitas por uma adolescente cheia de duvidas, e o amadurecimento da mesma. A autora sabe envolver o leitor de uma forma tranquila e saborosa, te faz querer saber de antes de mais nada qual será a proxima atitude que a personagem tomará.

Em meio tempo você vê que Lara Jean se envolve com um carinhas que já gostou e a carta chegou até ele, de uma forma bem louca ela se envolve com ele e começa um namoro de mentirinha só pra tentar se sair de mais uma das confusões que ela se mete. No fim ela começa a gostar dele como achava que nunca conseguiria. No mais só tenho que dizer que vale a leitura, é bem rápida e fácil de ler.

Amei a escrita Jenny Han e já quero ler o próximo, me contem já leu esse livro ou algum outro da escrita?

2 comentários sobre “Resenha: Para todos os garotos que já amei

Deixe um comentário

